quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado hoje (26)

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa

Celebrado nesta quinta-feira (26/04), o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, é uma data lembrada pelos profissionais da saúde por conta do crescimento de pessoas hipertensas. Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa que nos últimos anos tem atingindo jovens e adultos.

A hipertensão, em 90% dos casos, é uma doença herdada geneticamente, mas também é causada pelo modo de vida das pessoas. A obesidade, o consumo de sal, a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de cigarro, os níveis de colesterol, o estresse e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que influenciam nos níveis da pressão arterial.

O cardiologista, Júlio Ayres Filho, explica que por se tratar de uma doença assintomática é necessário que as pessoas adquiram o hábito de aferir a pressão regularmente. É importante para que a qualquer sinal de alteração a pessoa procure um médico e descubra o porquê da modificação da pressão arterial. “O diagnóstico precoce pode ser obtido através da aferição dos níveis pressóricos em pelo menos três ocasiões diferentes em condições adequadas do paciente, quando mais cedo,mas seguro e eficaz o tratamento”.

Segundo o especialista, a prevalência de pressão alta eleva-se com o envelhecimento, mas com as mudanças de hábitos os jovens estão inserindo-se no grupo de pacientes hipertenso. Mais de 50% dos indivíduos, acima de 60 anos de idade são afetados e esse número sobe para 75% dentre aqueles com mais de 70 anos. No entanto, a Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 5% da população brasileira adulta jovem seja portadora da doença.

A pressão sanguínea arterial é definida pela pressão exercida pelo fluxo sanguíneo nas paredes das artérias e é variável de acordo com as diferentes atividades exercidas ao longo do dia. Se a elasticidade das artérias diminuírem, existirá maior dificuldade para o sangue passar e o coração terá que trabalhar mais para bombear o sangue. Com o tempo, o coração vai sendo prejudicado.

É necessário que jovens e adultos procurem o acompanhamento de um especialista quando surgirem alguma alteração nos níveis da pressão arterial. Além disso, é importante que as pessoas busquem ser mais ativos, através de exercícios físicos e alimentação equilibrada. “O tratamento desta doença, assim como de todas, exige do paciente determinação”, afirma o cardiologista, Júlio Ayres Filho.

Assim, é importante a realização de atividades físicas e de uma dieta hipocalórica, acompanhada por um profissional para o tratamento do excesso de peso. A hipertensão não tem cura, no entanto, devem acontecer mudanças no estilo de vida associado a um tratamento com medicamentos. Recomenda-se que seja feita a verificação da pressão periodicamente para as pessoas que tenham pressão alta e para os que estão acima do peso, é necessário diminuir os abusos calóricos.
http://180graus.com/geral/dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-e-celebrado-hoje-26-518822.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário