sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alguns Projetos Desenvolvidos no Centro Pedagógico-UFMG

APRESENTAÇÃO

O Projeto LABEPEH promove Diálogos que desde o ano de 2005 é apoiado pelo Programa de Apoio a Eventos (PAIE) tem se consolidado como um espaço de diálogo em torno do ensino de História na busca de uma aproximação entre teoria e prática, estreitando relações entre a Universidade e as diferentes redes de ensino de Educação Básica do estado de Minas Gerais. A análise dos resultados obtidos até então demonstra que o procedimento metodológico adotado pelo projeto na abordagem das relações teoria/prática e pesquisa/extensão/ensino têm se mostrado de extrema importância para estabelecer e estreitar laços entre a Universidade e o meio social e entre diferentes atores envolvidos com um mesmo objeto e prática social. O principal desafio apresentado para a continuidade do projeto está em atender às demandas de ampliação e aprofundamento das relações com o público participante, num contexto em que o espaço e tempo para formação continuada encontram inúmeras dificuldades de se efetivarem que vão desde o acumulo de trabalho dos professores à dificuldade de seu deslocamento para a universidade.

No entanto, apesar dessas dificuldades temos constatado uma crescente demanda por parte de professores da Educação Básica para realização de ações mais permanentes junto a suas instituições. Tal constatação nos levou a propor o estabelecimento de parcerias permanentes com escolas da rede de municipal de ensino de Belo Horizonte a fim de permitir um maior intercambio de experiências entre a Universidade e as escolas, na busca de soluções para as questões relacionadas ao ensino da História. Este projeto poderá possibilitar aos alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG (ProEx) uma experiência de trabalho singular em sua formação acadêmica já que se trata de uma iniciativa que busca construir estratégias de aproximação entre produção acadêmica e a prática docente dos diferentes níveis e redes de ensino que têm interesse em estudos e pesquisas em ensino de História, permitindo ainda, o convívio com experiências de ensino e práticas pedagógicas diferenciadas, qualificando-os para executarem futuramente essas práticas em outras instituições educativas.
 
 
Mala de Leitura
Mala de Leitura surgiu das práticas de leitura literária realizadas com alunos dos primeiros anos de escolarização da EFCP e das reflexões e estudos realizados pela equipe do projeto, referentes à leitura literária. Apoiadas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), as atividades foram iniciadas em 1997, com o objetivo de promover a leitura literária junto às crianças e aos adolescentes, além de enriquecer a formação dos educadores da educação infantil e do ensino fundamental e proporcionar a reflexão sobre políticas públicas de incentivo à leitura..
As atividades do projeto são realizadas em escolas das redes de ensino municipal e estadual, creches e bibliotecas comunitárias, e consistem no compartilhamento de livros, histórias, opiniões e o próprio prazer da leitura. Em contato com os jovens e professores, a equipe do Mala de Leitura narra histórias. Logo após, o acervo das malas que acompanha o grupo, é explorado pelas crianças e educadores.
Conhecimento e Cultura UFMG - 2008
 
 
Arte

“Encontros com Arte”
O Programa Encontros com Arte é uma ampliação da proposta, do projeto de mesmo nome, que existe no Centro Pedagógico desde 2003. O Programa é composto por três (03) subprojetos que norteiam reflexões sobre o ensino de Arte na escola e sobre a produção artística, visando à formação de um público espectador e gestor de atividades culturais.

Os subprojetos se propõem a oferecer oficinas, organizar mostras de trabalhos artísticos para professores, funcionários e alunos da Escola Fundamental e de outras instituições de ensino, da graduação/licenciatura e comunidade no geral.

Também é apresentada a promoção de evento que reúna educadores para a discussão sobre o ensino de Arte na Escola Fundamental, possibilitando uma reflexão sobre a consolidação dessa área de conhecimento no contexto escolar atual.

As atividades artísticas e culturais são distribuídas em todo o período letivo, com o objetivo de ampliar as experiências dos alunos, da comunidade escolar e levar, para o público externo, práticas e reflexões produzidas no próprio ambiente escolar, tanto pelos alunos quanto artistas de fora a fim de contribuir para as discussões em torno da Arte e do fazer cultural na Escola.

Os três Projetos norteadores dentro do Programa Encontros com Arte são:

Mostra da produção interna do CP, que abre espaço dentro do Centro Pedagógico para apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da própria escola, alunos e professores de Graduação em Arte da UFMG (Teatro, Música, Belas Artes) e, também, para artistas, grupos profissionais e amadores da comunidade externa.

Recepção de produção artística externa ao CP: levar os alunos do CP em teatros, museus, galerias, salas de concertos, entre outros, para vivenciarem a relação artista-espectador/produção-recepção de arte, nos lugares próprios das manifestações artísticas, de modo a ampliar, nestes espaços, seu repertório de referências.

E por último, reflexões sobre Arte/educação, que promove discussões sobre Arte-educação no Ensino Fundamental abrangendo escolas da rede pública municipal, estadual e particular.

Acreditamos que o Programa Encontros com Arte tem ampliado o repertório artístico dos nossos alunos, proporcionando um maior contato com atividades culturais para além do circuito escolar.

Destacamos também que, este trabalho tem trazido um retorno significativo, reconhecido por professores de outras áreas, proporcionando uma experiência real de envolvimento da comunidade, o que modifica comportamentos e valoriza a arte como instrumento de formação e consciência humana.

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