terça-feira, 5 de junho de 2012

XIII UFMG Jovem EDITAL DDC nº 03/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
CONHECIMENTO E CULTURA

A Diretoria de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (DDC/PROEX/UFMG) torna público o presente Edital e convida os professores e alunos das escolas de Educação Básica da UFMG e de Minas Gerais, a inscreverem propostas de trabalho para
serem apresentados na XIII UFMG Jovem.

1. EVENTO
 
A Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio da Diretoria de Divulgação Científica da PROEX, realizará a XIII UFMG Jovem com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos. O evento Conhecimento e Cultura: XIII UFMG Jovem consiste da mostra de até 50 trabalhos técnico científicos selecionados, nos formatos de mostra, oficinas eapresentações culturais. A abertura ocorrerá no dia 17 de outubro de 2012 no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica-EBAP da UFMG, às 16 hs. A apresentação dos trabalhos ocorrerá conforme agendamento nos dias 18 e 19 de outubro, no mesmo local. O evento estará aberto à participação e visitação de alunos e professores das Instituições de Ensino de Minas Gerais, e outros interessados. Este ano em parceria com a Companhia de Saneamento
de Minas Gerais – COPASA ocorrerá uma premiação especial tendo em vista a divulgação do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental.

2. PÚBLICO ALVO
 
Alunos e professores das Escolas da Educação Básica de Minas Gerais
para visitação das exposições e participação das oficinas mediante inscrição.
 
3. TEMA
 
Em 2012, a proposta do XIII UFMG Jovem apresenta a amplitude e a interconexão de diferentes áreas do conhecimento. Atendendo a chamada da Assembléia Geral das Nações Unidas para o Ano Internacional da Energia sustentável para todos, destacaremos os trabalhos que apresentarem os seguintes aspectos:
  • Arte e cultura: modos de ver e dialogar com a cidade
  • Tecnologia, inovação e energia nos esportes.
  • Energias renováveis no cotidiano.
  • Economia verde, sustentabilidade e combate a pobreza.
4. CARACTERIZAÇÃO DOS TRABALHOS
 
4.1 Formato do Trabalho
 
Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por alunos e professores da UFMG e das demais escolas públicas e privadas apenas no formato de mostras. O formato de Mostra consiste na apresentação de trabalhos utilizando
recursos como maquetes, cartazes, pequenos experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos, dentre outros. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa. Para composição do trabalho materiais diversos poderão ser utilizados, para serem manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes. A organização do evento fornecerá para cada equipe um estande no tamanho de quatro (04) metros quadrados (2,00m x 2,00m x 2,20m), paredes em divisórias
na cor branca, com fundos e laterais fechados, quatro cadeiras, uma bancada e ponto de energia 110 V.

4.2. Conteúdo do Trabalho
 
Os trabalhos deverão conter um texto relatando o seu desenvolvimento: De onde surgiram as ideias? O que incentivou o grupo fazer a pesquisa? Quais foram os caminhos percorridos para alcançar os resultados?
O trabalho deverá estar formatado em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5, as margens direita e esquerda de 3 cm e margens superior e inferior de 2,5 cm atendendo às normas da ABNT vigentes.

Todos os campos citados devem ser preenchidos no formulário de inscrição:

  • Título do trabalho;
  • Nome dos autores;
  • Instituição;
  • Resumo;
  • Introdução (justificativa e objetivo geral);
  • Metodologia;
  • Resultados obtidos;
  • Conclusões;
  • Bibliografia.
5. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS
 
5.1. Inscrição
 
O professor é o autor principal e responsável pela inscrição dos trabalhos. Cada professor poderá inscrever até cinco (05) trabalhos.
 
5.2. Categorias de trabalhos
 
O professor poderá inscrever trabalhos na categoria turma ou grupo. Os trabalhos da categoria turma são aqueles desenvolvidos pelo coletivo da classe e não têm limite de alunos inscritos. Os trabalhos da categoria grupo são aqueles desenvolvidos por uma equipe de até quatro (04) alunos.

5.3. Participação discente
 
No ato da inscrição, o professor deverá indicar até quatro (04) alunos por trabalho para a apresentação nos dias do evento independente da categoria na qual o trabalho foi inscrito. Durante a apresentação, por questões de segurança, é limitada a presença de quatro (04) alunos no espaço interior dos estandes. Todo o material expositivo deve obedecer às normas de segurança estabelecidas pela Comissão Organizadora da Feira.

5.4 Envio das inscrições
 
Os trabalhos deverão ser enviados através de formulário devidamente preenchido. Não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo de inscrição. A data limite para o envio dos trabalhos é dia 02 de setembro de 2012.

5.5 Seleção dos trabalhos
 
Por limitações físicas, a mostra é limitada a 50 trabalhos que serão selecionados por uma comissão científica formada por professores da UFMG. Os trabalhos inscritos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
 
a) Qualidade técnico-científica evidenciada pela explicitação do problema a ser investigado, os procedimentos de investigação e observância às Normas da ABNT;
 
b) Criatividade e inovação evidenciadas pela explicitação de uma questão justificada em sua relevância social e aplicação exemplar na comunidade.

5.6 Divulgação do resultado da seleção dos trabalhos

A lista dos trabalhos selecionados será disponibilizada na página www.ufmg.br/proex/ddc até o dia 02 de outubro de 2012.

6. APRESENTAÇÃO
 
6.1 Montagem e credenciamento
 
Todos os responsáveis pelos trabalhos em formato Mostra deverão comparecer no Centro Pedagógico/EBAP/UFMG, no dia 17 de outubro de 2012, para credenciamento e montagem do estande. No dia da abertura do evento, 17 de outubro às 16 h, todos os professores e alunos selecionados deverão estar presentes. A definição do estande de apresentação dos trabalhos será divulgada na
página www.ufmg.br/proex/ddc até dia 05 de outubro. Ficará a cargo de cada participante o custeio de hospedagem e transporte, uma vez que a Universidade não dispõe de recursos para este fim.
 
6.2 Horário de funcionamento
 
Todos os trabalhos deverão ser apresentados nos dois dias de evento 18 e 19 de outubro, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde (de 8:00 às 17 h). Na quinta feira, 18 de outubro, haverá uma programação especial noturna voltada para os Programas de Educação de Jovens e Adultos de 18 h
às 21 h.

6.3 Apresentação
 
A apresentação dos trabalhos deverá ser feita pelos alunos, sob a orientação do professor. É de responsabilidade do professor manter a segurança e a ordem de cada estante.

7. JULGAMENTO DOS TRABALHOS SELECIONADOS
 
7.1. Avaliação
 
Durante os dois dias, uma comissão julgadora irá classificar os trabalhos, de acordo com os critérios citados no item 7.2. A comissão julgadora no momento que estiver percorrendo os estandes não estará identificada.
 
7.2. Critérios de avaliação
 
Os trabalhos serão julgados de acordo com os seguintes critérios: qualidade técnico-científica evidenciada pela explicitação do problema a ser investigado, os procedimentos de investigação e observância às Normas da ABNT; Criatividade e inovação evidenciadas pela explicitação de uma questão justificada em sua relevância social e aplicação exemplar na comunidade; Clareza e objetividade na apresentação de trabalhos; Engajamento da equipe durante o evento.

8. PREMIAÇÃO
 
De acordo com os critérios já estabelecidos, a comissão julgadora classificará os melhores trabalhos que serão premiados da seguinte forma:

 Ensino Fundamental
1º lugar
Bolsas de iniciação
científica Junior
Certificado e Placa de
Menção Honrosa

2º lugar
Certificado e Placa de
Menção Honrosa

3º lugar
Certificado e Placa de
Menção Honrosa
 
 Ensino Médio 
 1º lugar
Bolsas de iniciação
científica Junior
Certificado e Placa de
Menção Honrosa

2º lugar
Certificado e Placa de
Menção Honrosa

3º lugar
Certificado e Placa de
Menção Honrosa

Licenciatura e Pedagogia 
1º lugar
Kit multimídia
Certificado e Placa de
Menção Honrosa

2º lugar
Certificado e Placa de
menção honrosa
 
 3º lugar
Certificado e Placa de
menção honrosa

8.1. Esse ano a COPASA fará uma premiação especial à escola vencedora, que será realizada em duas etapas: uma visita ao aquário de Belo Horizonte e um evento realizado no Dia Mundial da Água (22/03/2013) nas dependências da escola.
 
A divulgação dos resultados dos trabalhos vencedores ocorrerá no dia 19 de outubro de 2012.

9. CRONOGRAMA

Abertura das inscrições de trabalhos - 10 de maio
Prazo final para inscrição dos trabalhos -  02 de setembro
Divulgação do resultado da seleção de trabalhos - 02 de outubro
Divulgação da Programação - 05 de outubro
Prazo final para agendamento de visitação- 15 de outubro
Montagem dos estandes - 17 de outubro
Abertura do evento - 17 de outubro
Dias do evento - 18 e 19 de outubro
Premiação - 19 de outubro

10. DO CONTATO

Endereço: Diretoria de Divulgação Científica / PROEX/ UFMG Projeto UFMG Jovem
Av. Antônio Carlos, 6.627 - Campus Pampulha
Biblioteca Central / 4° andar - CEP: 31270-901-Belo Horizonte - MG
E-mail: ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br
Telefones:  (31) 3409-4427 / (31) 3409-4428

Belo Horizonte, 10 de maio de 2012.
Profa. Silvania Sousa do Nascimento
Diretora
Diretoria de Divulgação Científica

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